A PENA QUE SINTO DA INVEJA ALHEIA
A PENA QUE SINTO DA INVEJA ALHEIA
Foi por causa da inveja que o primeiro homicídio entrou no mundo.(Gênesis 4,3-4),
Mas quem é o invejoso e o que a inveja?
Num primeiro momento saberemos que a inveja é o desejo que um pessoa desperta em si para ter o que é do outro. Mas este desejo é acompanhado por um sentimento de inferioridade ao mesmo tempo que ela desgosta aquilo que torna feliz o próximo. Nisto este sentimento cobiça - ao mesmo tempo que despreza - o brilho, a riqueza, a espiritualidade e a prosperidade do seu semelhante.
E porque digo que tenho pena da inveja alheia?
Simples, porque pessoas invejosas são pessoas com potencial mas ao mesmo tempo se rendem a sua incompetência. Sim, pessoa invejosas são pessoas que se rendem a incompetência.
Acreditam que ninguém pode ser mais "perfeitas" que eles, quando na verdade estão sendo vencidos em suas imperfeições.
Em geral, são pessoas -reis ou rainhas - que têm aos pés os amigos "puxas-saco" a hora que quiser, mas acham inadmissível que outra pessoa poste uma foto no instagram tomando uma cerveja com um amigo que não via há 10 anos...aaah, isto é motivo até de ranger de dentes!;
Em outras ocasiões, são pessoas que possem anos de caminhada na Igreja, alguns possuem bacharelado em teologia ou filosofia; são líderes, coordenadores e até anciãos que fundaram a igreja física desde à base, mas julgam ser inadmissível que haja na comunidade um(a) jovem que reza bem o terço, ou faz pregações cheias de unção, pregações estas que emocionam e até fazem pessoas afastadas de Deus despertar um amor incondicional ao altíssimo (É como o martírio do proto-mártir Estevão - Jovem cheio de graça e poder-(Atos 6 e 7);
Há também a mulher "resolvida" que no auge de suas bodas de prata de um casamento arranjado,moradora de um sobrado no centro da cidade, carro do ano e após o quarto herdeiros, franze a testa quando a jovem noiva caminha de mãos dadas com seu noivo pela praça, ambos sorridentes planejando o casamento (observa-se que o noivo empurra uma bicicleta monark do avô). Quanta ousadia, estão tentando ser felizes!!;
O que não dizer daquela amiga no ensino médio, que após a formatura muda-se de Estado e 15 anos depois volta formada em medicina, mas é recebida com indiferença no seu bairro natal, porque seus "amigos" de adolescência estiveram ocupados demasiadamente com noitadas em baile funk, shows sertanejos e uma centenas de nargilés depois, consideram que a "vizinha metida" usa uma linguagem muito formal e suas roupas recatadas não condizem mais com a realidade da vizinhança.
Quantos outros exemplos poderíamos citar, não?!
Minha esposa Suzanne chama isto de "Sindrome do Quico", o personagem do seriado Chaves (El Chavo), menino típico classe média que tem "tudo", mas precisa mostrar para o morador de rua que é melhor e não se contenta quando o brinquedo artesanal do Chaves alegra mais que o seu rico e caro brinquedo de marca.
Mas o que vemos em desde Caim até os homens pós-modernos?
Um invejoso não suporta que alguém desmascare sua incompetência.
A inveja nasce do orgulho e despreza ao mesmo tempo que deseja o bem do próximo.
Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC) §2554 O batizado combate a inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da Providência divina.
A Inveja é algo perigoso! É um dos 7 pecados(vícios) Capitais que pode gerar a morte física ou espiritual de quem sente ou quem sofre a inveja.
Quem inveja pragueja, amaldiçoa e rumina ódio e ressentimento das pessoas. Portanto, fuja dos invejosos - Estão cheios de veneno. E não se brinca com serpentes sem que corra o risco de ser picado.
E para quem sente inveja, renuncie isto! São Basílio Magno nos ensina: "Assim como a ferrugem corrói o ferro, assim a inveja destrói os que se deixam possuir por ela."
Para concluir, gostaria de compartilhar o ensinamento do Papa Francisco de 24 de janeiro de 2014. Nos ensina o Sumo Pontífice:
-Há dois sintomas "muito claros" desta doença que afeta o coração humano:
A "amargura" e as "fofocas". "A pessoa invejosa, a pessoa ciumenta, é uma pessoa amarga. Ela não sabe cantar, não sabe elogiar, não sabe o que é alegria, está sempre olhando para "o que o outro tem e eu não tenho". E isso a leva à amargura, uma amargura que se espalha por toda a comunidade".
Uma vez li uma frase num fusca azul que dizia: "Não sinta inveja de mim, não sou rico apenas trabalho."
Sinto pena da inveja alheia, geralmente ela vem de pessoas que você ama ou admira.
É isso...
William M Oliveira.
Luziânia-Go, 21 de janeiro de 2019
Comentários
Postar um comentário